BLOG CONSULTA DO POVO

Cuidados na alimentação das crianças

O dia-a-dia dos pais é repleto de desafios para oferecer o melhor aos filhos e isso certamente inclui a alimentação. Se perguntarmos quais são seus alimentos favoritos, muitos possivelmente listarão produtos industrializados. O que talvez alguns pais não saibam é o quanto estão prejudicando a saúde das crianças ao ter livre acesso a salgadinhos, refrigerantes, biscoitos e outras guloseimas.


Porque os refrigerantes fazem mal ? Os refrigerantes possuem quantidade elevada de açúcar contribuindo para a epidemia de obesidade infanto-juvenil e dislipidemias (aumento de colesterol e triglicérides). São grandes responsáveis pela obesidade, que pode levar ao diabetes, aumento no risco de doenças cardiovasculares como acidentes vasculares cerebrais (AVC) e infartos. Muitos aditivos químicos dos refrigerantes são tóxicos as células do organismo e podem estar associados a diversos tipos de canceres como : câncer de estomago, intestino, próstata e outros.


E os sucos de caixinha? Os sucos de caixinha não são uma vantagem, eles possuem praticamente a mesma quantidade de açúcar que os refrigerantes, além disso há grande quantidade de aditivos químicos para coloração dos sucos e a quantidade de fruta é mínima, chegando a 10% em alguns sucos industrializados.


Biscoitos e Salgadinhos. Os biscoitos e bolachas também não são opções saudáveis na vida das crianças, primeiramente também apresentam grande quantidade de açúcar. A quantidade de gordura trans e gordura saturada nos biscoitos recheados leva a um aumento do colesterol LDL, o chamado colesterol ruim e diminuem o colesterol bom, HDL. A obesidade e a alteração no colesterol colaboram para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares já na infância.


A educação alimentar é a maior ferramenta dos pais no cuidado da saúde de seus filhos, todos os alimentos industrializados podem ser substituídos por frutas, legumes, saladas e refeições equilibradas. Fique atento e consulte um Pediatra para auxiliar na alimentação das crianças desde os primeiros meses de vida.


Consulta do Povo Separador
Desenvolvimento Logo Boigy